Nitro
Nitro

Programa de Sustentabilidade de Carreira: o profissional à prova de robôs

Autor: Rodrigo Gonçalves, CTO Nitro Suite

Há milhares de anos, nossos ancestrais criaram tecnologias para cultivar o alimento ao invés de coletá-lo na natureza. Há centenas de anos, criamos tecnologias para escalar a produtividade no campo e criar processos industriais. Saímos do campo e fomos para as fábricas. Há dezenas de anos, criamos tecnologias para automatizar o trabalho no chão de fábrica e nos mudamos para o escritório. Hoje, a uma velocidade estonteante, estamos criando tecnologias para automatizar o trabalho do escritório.

Máquinas substituem homens desde quando um pedaço de metal se mostrou mais afiado do que a unha humana. A história da obsolescência do ambiente de trabalho se confunde com a própria história do trabalho. Na medida em que uma tecnologia surge para aumentar nossa produtividade no trabalho, a natureza do trabalho muda. Hoje, sustentada pela inteligência artificial, novas categorias de profissionais serão substituídas por robôs.

Até o momento, estar à frente da tecnologia significava ter mais educação formal. Em algum momento, a habilidade de ler e escrever qualificou uma pessoa a operar uma máquina no chão de fábrica. Depois, a habilidade de ter um diploma de nível superior, em um determinado domínio do conhecimento, qualificou uma pessoa a operar uma máquina no escritório. Agora, como as máquinas estão se tornando exponencialmente mais espertas, faz-se necessário desenvolver outras habilidades. Que habilidades seriam estas e como desenvolvê-las?

Apesar desta reflexão se aplicar a todas as profissões, vamos - a partir deste momento - focar na área de tecnologia e software. Um leitor mais questionador poderia afirmar que a falta de pessoal qualificado na área de software demostra que o processo de evolução da natureza de trabalho e a substituição de profissionais por máquinas não se aplica ou não ocorre na área de desenvolvimento de software.

Ocorre que ferramentas de low-code e automação de testes, por exemplo, nunca estiveram tão em voga. Na verdade, a falta de pessoas qualificadas está acelerando o processo de substituição de pessoas por robôs. Alguns tipos de desenvolvedores, em um futuro não muito distante, estarão batendo de porta em porta procurando por empregos e não o contrário, como é hoje.

A habilidade de escrever um algoritmo no backend ou frontend não bastará. O mercado buscará cada vez mais profissionais que têm uma habilidade que robôs com Inteligência Artificial não têm: criatividade, flexibilidade mental e o poder de criar e inovar. Estas habilidades não se aprendem de forma passiva nas cadeiras de uma escola. Estas habilidades se desenvolvem com a vivência prática e a aplicação do conhecimento especialista. A partir de agora, a formação superior passa a ser condição necessária mas não suficiente. Assim como ler e escrever passou a ser condição necessária mas não suficiente há alguns anos.

Formação superior não se adquire, necessariamente, em faculdade. Ao contrário. Isto também está mudando a passos largos com a informação descentralizada e distribuída. Não importa como a pessoa adquire o conhecimento especialista, o fato é que o conhecimento teórico, por si só, não é mais suficiente. Não basta ter estudado estrutura de dados, complexidade de algoritmos e linguagens de programação. Não basta ter feito um estágio ou um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em uma empresa. Faz-se necessário ter o conhecimento prático, na vida real, de como estes conhecimentos se relacionam, se integram e se aplicam.

O conhecimento da teoria na prática só se desenvolve após a sedimentação do conhecimento teórico. Assim, a capacitação do novo profissional não termina na faculdade. O lugar onde se vive a teoria na prática é na empresa. Desta forma, cabe à empresa promover meios para a formação do profissional.

Aqui na Progress Rail, temos o Programa de Sustentabilidade de Carreira que promove um ambiente de formação continuada visando o profissional do futuro: à prova de robôs. Criamos um ambiente de trabalho sustentável, onde o trabalho promove, verdadeiramente, o profissional. Nosso objetivo é ter um time de profissionais aptos a trabalhar com robôs e não ser substituídos por eles.

Em um próximo artigo, vou descrever mais sobre as habilidades que desenvolvemos para tornar nosso time à prova de robôs.

Nitro Suite é um dos serviços do segmento de Rail Technology da Progress Rail, empresa do grupo Caterpillar. Para saber mais sobre Nitro Suite e conhecer os produtos oferecidos, clique abaixo.

NITRO SUITE

Sistema de Apoio à Decisão

SABER MAIS
Nitro Suite
Nitro Suite

CARREIRAS NO BRASIL

Veja e candidate-se a vagas no Brasil

APLIQUE AGORA
Carreiras no Brasil
Carreiras no Brasil